inclusão

inclusão

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Professores são bem vistos pela população

Você acredita nos professores de ensino fundamental e médio? O número de brasileiros que respondeu “Sim” à questão chegou a 91% da população no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Gfk Brasil, que analisou a credibilidade de 20 profissões e categorias.
Veja o Ranking:

Professores são bem vistos pela população


Fonte: http://www.olhardeeducadora.com/search/label/Acontece

Filme "Como Estrelas na Terra" - Dislexia


É a história de uma criança, Ishaan Awasthi, de 9 anos, que sofre de algum distúrbio de aprendizagem e custa a ser compreendida por sua família e professores. Um professor substituto de Artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e a vontade de viver.
É aquele tipo de filme em que você se emociona, chora, e te faz refletir sobre sua prática educativa. Faz refletir sobre o quanto que crianças, jovens e até adultos sofrem diante do fracasso da leitura e escrita. Infelizmente existem educadores que pressionam, ignoram ou até mesmo ridicularizam os alunos com dislexia, mas estes são os mesmos que deveriam mudar suas estratégias para auxiliar no desenvolvimento e na aquisição da linguagem escrita. Infelizmente na sala de aula o conhecimento que a criança disléxica possuí não é levado em conta de forma oral, o que deveria acontecer, pois como é dito no filme: “conhecimento é conhecimento, seja escrito ou falado”.
Recomendo!


Você pode assistir esse filme online aqui:
Como Estrelas na Terra - Legendado

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Trabalhando Inclusão com o Ensino Médio


A inclusão foi o tema abordado pelos alunos do ensino médio, após socialização em sala confeccionaram cartazes, os quais ficaram expostos nos murais da escola, chamando a atenção de todos para reflexão, porque "Ser diferente é normal".















Dia do Professor

Saiba mais sobre o dia 15 de Outubro, dia que se comemora o dia do Professor.


A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.
A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.



PARABÉNS AOS NOSSOS COLEGAS PROFESSORES!

Semana da Criança

Você sabia que:


VIVA AS NOSSA CRIANÇAS!

Socializando LIBRAS na Escola

A língua brasileira de sinais (LIBRAS) é a língua de sinaisPB (língua gestualPE) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros1 e reconhecida pela Lei.2 3 É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. A LIBRAS não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP).

 Referência Bibliográfica: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como se trata da comunicação entre os alunos na escola, que tal socializar a turma trazendo ao conhecimento deles a Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) e praticando com os alunos que já fazem uso dela. É uma atividade prazerosa que todos irão gostar, uma sugestão é iniciar com o alfabeto e alguns sinais básicos usados diariamente.

Socialização

Alunos do 8º ano socializando e realizando um trabalho de ciências na sala multifuncional. A socialização na escola permite aos alunos interagirem uns com os outros, aprendem a conviver cada um com seu jeito de ser, dividindo não apenas materiais mas experiências. A inclusão faz parte desta realidade.

Sala Multifuncional

Toda criança tem o direito a educação de qualidade, na educação inclusiva não deve ser diferente. A sala multifuncional é um dos recursos disponíveis na nossa escola. Qual é o objetivo principal da sala multifuncional? É apoiar, complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.Deve ser uma sala aconchegante, ampla e acesso a diversos materiais pedagógicos, tais como: jogos, atividades, livros, cartazes... Eis um modelo de sala multifuncional.